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FUMAÇA BRANCA NO ESCAPAMENTO, O QUE É ? COMO RESOLVER?

O mecânico é o profissional indicado para avaliar o veículo com mais atenção, mas para te ajudar a resolver a situação com agilidade, vamos te mostrar os diferentes tipos de fumaça e suas principais causas. Afinal, um proprietário atento que conhece o seu veículo pode realizar manutenções com antecedência e de forma consciente.

Fumaça Preta

Se uma fumaça preta está saindo, tenha certeza: você está gastando mais combustível. Isso ocorre porque a chamada mistura rica ou excesso de combustível acaba sendo queimado com o aquecimento do escape. Provavelmente, a fumaça vem acompanhada com um cheiro forte. 

Para resolver o problema, faça a revisão do carburador ou do sistema de injeção eletrônica.

Fumaça Azulada

Se há um tipo de fumaça no escapamento que merece a sua máxima atenção, é essa! Normalmente, a causa é a queima de óleo lubrificante. Isso significa que o nível de lubrificação do motor está diminuindo rapidamente, podendo fundir!

Isso acontece quando há desgaste dos anéis, quando as turbinas estão com problemas, se a ventilação do motor estiver obstruída ou se os retentores de válvulas estiverem desgastados.

fumaça branca é inofensiva quando aparece em dias muito frios, devido ao vapor produzido pelo ar condensado. Fora isso, é um sinal de alerta.

Nos carros, se ela aparecer enquanto o motor estiver aquecido, há grandes chances de ser líquido no radiador. A água que passa pela junta do cabeçote com defeito acaba atingindo a câmara de combustão, gerando a fumaça.

O defeito pode afetar gravemente o funcionamento do motor, contaminando as velas ou o ar combustível. Fica fácil identificar este problema quando o nível do reservatório do radiador cai muito rapidamente.

Além disso, a fumaça branca no escapamento pode indicar a queima de fluido de freio pelo motor, ocasionado por danos no cilindro mestre. Isso acontece, pois, o fluido que vaza do cilindro acaba indo parar no servo freio, sendo absorvido e queimado pelo motor.

Já nas motos, além das causas listadas anteriormente, o problema pode ser gerado por outras razões como:

  • deterioração dos anéis de segmento do pistão gastos, faz com que o óleo que lubrifica o pistão seja queimado junto a gasolina;
  • Filtro de ar lambuzado de óleo, em caso de queda da moto;
  • Motor está jogando óleo no cilindro;
  • Sonda lambda com defeito, captando a quantidade errada de oxigênio e gerando uma combustão fraca.

A melhor maneira de garantir evitar surpresas desagradáveis com o seu veículo é realizar manutenções preventivas.

De acordo com o Instituto da Qualidade Automotiva as revisões saem cerca de 40% mais baratas do que consertos e reparos diversos e ainda é a melhor medida a ser tomada para evitar as temidas fumaças de alerta.

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